Lançamentos Bienal do Rio 2015

Lançamentos Bienal do Rio 2015

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

[RESENHA] - O resgate do tigre


 Ren
Olá pessoal!

Hoje iremos ver a resenha de O resgate do tigre.

Este é o segundo livro da autora Colleen Houck e aqui podemos observar o crescimento de escrita que ela adquiriu. Colleen se mostrou mais madura em seus diálogos que estão muito mais ricos e carregados de significados, assim como toda a história.






"Certa vez ele sugou com um longo beijo 
toda a minha alma através dos meus lábios, como a luz do sol bebe o orvalho."


    
Kelsey
 
O Resgate do tigre, é a continuação da história A maldição do Tigre, tem uma intensidade muito maior e bem diferente do primeiro livro. Kelsey, sua personagem principal, ainda continua chata e muito insegura, mas ganha destaque ao longo da trama, o que não aconteceu no primeiro livro.

Há vários novos personagens embutidos na história. Kelsey agora passará por provas que provará seu amor por Ren. Será que ela conseguirá?

Houck começa seu livro em uma escrita forte. Ela te instiga e sua forma de brincar com as palavras é bem convidativa. O nível de emoções é bem forte no começo, mas ao longo do livro essa intensidade cai muito.




"Mujhe tumse pyarhai".  -  Eu te amo *em hindi*

Kishan
Muitas pessoas dizem que devemos guardar o vinho bom para o final da festa. Aqui no resgate do Tigre o vinho bom foi oferecido no inicio. Não que o resto seja ruim, longe disso, mas é como se você andasse por cataratas no começo do livro e depois apenas apreciasse belos rios no final.

O ponto positivo para as meninas é a exploração do personagem kishan. Para aquelas que gostaram do irmão bad boy de Ren, agora poderá apreciar bem mais de perto. Para os homens Houck preparou sereias perfeitas que farão seus olhos se enfeitiçarem.

O ritmo de escrita de Houck tambem acelerou um pouco, ela ousou com muito mais ação, mistério e a aventuras magníficas. É fascinante como podemos observar o conhecimento dela para com a cultura indiana. Quando você lê O resgate do Tigre é como se você estivesse na própria Índia. O livro traz um vasto conhecimento da cultura daquele país.

Collen, ao mesmo tempo que nos entretém com uma história cativante, ela nos traz esses ensinamentos históricos e ensinamentos para o espírito. Ela nos leva a lugares como o Tibete, EUA, o monte Everest, Shangrilá e muitos outros. Entidades como a deusa Durga ainda é peça fundamental na teia que tece a história, e seus templos e aparições fazem o leitor viajar demais.

deusa Durga


Vencer a si próprio e às suas fraquezas
é um triunfo maior que derrotar milhares em uma batalha.”


Um fator ruim que encontrei no meio da leitura foram alguns excessos de informação no começo do livro. Há várias cenas e acontecimentos que eu achei totalmente desnecessários. 

Você está seguindo pelo caminho, entusiasmado para chegar ao fim e Colleen muitas vezes parava para contar fatos adjacentes ou mesmo cenas que de nada interferiam na trama principal.

Ren agora não está mais sozinho na jogada, e irá disputar com vários outros caras o amor de Kelsey. Uma exploração bem gostosa da história é quando Kelsey volta aos EUA, vivendo a vida normal de uma jovem americana na universidade.

Collen também coloca muitas poesias de vários escritores do mundo, enquanto Kelsey e Ren ficam mandando bilhetes secretos um para o outro, colocando escondidos na mochila, ou no armário, é o leitor que ganha com isso, pois os poemas são maravilhosos.

Aqui um dos meus preferidos:

"A alma que pode falar através dos olhos
também pode beijar com o olhar."

As fotos que postei aqui dos personagens, foram como eu os imaginei durante a história. Gosto de pesquisar os lugares descritos nos livros, e formular as características dos personagens em minha mente enquanto pratico a leitura. Por isso sempre que um novo personagem aparece corro eu lá na net procurar alguma pessoa que condiz com as caracteríscas descritas no livro.

Critérios de avaliação:

a) Arte da capa.

A arte da capa segue o mesmo padrão que o primeiro livro: A maldição do tigre, e está muito linda. Seus detalhes em alto relevo e a cor chamativa e instiga em muito o leitor. O tigre negro no centro traz um forte olhar, como se o induzisse a ler a obra.


b)Trama

Collen traz uma leitura bem mais intensa e rápida, mas peca com cenas descartáveis, que não traz beneficio à história. Sua exploração dos conhecimentos indiano fortalece a história, e a intensidade da aventura vivida por Kelsey aumenta a cada capítulo. Houck não deixa a busca pelos objetos sagrados se tornar uma coisa mecânica, como vimos em outras histórias. Embora ainda pouco, a maldade começa a ser explorada pelo personagem Lokesh, que aparece em apenas um capítulo do livro e é pouco explorado, fato que se deve pela narrativa em primeira pessoa, com o POV da personagem Kelsey.

c) Caracterização de personagens

Colleen madureceu muito os seus personagens. O resgate do tigre possibilitou ela a explorar muito mais o perssoagem Kishan, além de incrementar a história com muitos outros novos. Lokesh agora se torna presente na narrativa, mostrando o começo do lado negro do livro.


d) Qualidade do livro (papel, letra, erros e etc)

Publicado pela editora Arqueiro, meu exemplar é um brochura de 16x23 cm, com folhas amareladas, o que é a minha preferência. Não gosto das folhas brancas.
O livro foi muito bem diagramado e revisado, o que já era de se esperar de um livro estrangeiro. Não encontrei erro algum seja de digitação ou qualquer outro.

e) Comparação com outras obras do gênero

O ponto forte de Colleen , é que ela explora um grande romance, e intercala muita ação, perigo, magia e aventura no mesmo lugar. Talvez se fosse apenas uma história contando o romance entre os personagens não faria tanto sucesso, mas é exatamente essa mescla que a torna diferente dos romances oferecidos atualmente.

NOTA: 4,7



Licença Creative Commons
[RESENHA] - O resgate do tigre de Moisés Suhet é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Perssões além do escopo dessa licença podem estar disponível em edensaga.blogspot.com.br.

19 comentários:

  1. Ei Moisés,

    Eu não li tudo porque tenho o primeiro livro, mas ainda não li. Tenho muita vontade de ler esta série, mas a minha fila não ajuda rsrs.

    bjs
    Nanda

    ResponderExcluir
  2. Olà ....li o primeiro livro e estou louca pra continuar
    lendo os outros mais vou ter que esperar
    um pouquinho pois ainda nao foram
    lancados aqui ainda ...
    Mas se eles forem bons como o primeiro.....
    seram otimos

    ResponderExcluir
  3. A Kelsey parece mt co essa mina. MAS ESQUECERAM DA PARTE QUE O REN É BONITO. xao bjks

    ResponderExcluir
  4. O Ren não parece ser como o homem dessa imagem que vocês colocaram. O Ren é bonito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então... foi a melhor foto que encontrei que poderia fazer alguma alusão ao personagem dele

      Excluir
    2. como esse ator chama? o que vcs colocaram como ren.

      Excluir
    3. Olha... pelo que me lembro,o cara não é ator não...
      Não afirmo com certeza, mas acho que ele é modelo.

      Excluir
  5. O segundo livro é muito legal no começo, mas da muita preguiça de ler quando chega na metade na parte que o Ren fica distante. Sigam meu Fc no Twitter pra saga :) @MaldicaoDoTigre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei.. ela começou a explorar melhor Kishan e outras perspectivas de sua escrita.

      Excluir
  6. eu adorei os livros e o Ren e Keysey são como eu imaginava, o Kishan imaginava mais bonito! mas tá bom! agora to esperando chegar o terceiro livro, to loka ra ler

    ResponderExcluir
  7. Oi M.Suhet, eu já li os 3 e estou desesperada a espera do 4º.
    Você sabe quando a editora arqueiro irá lançar O DESTINO DO TIGRE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... Então foi apenas comentado que entre Maio e Julho ele sai...
      mas oficial mesmo pela editora ainda não foi divulgado nada.

      Excluir
    2. Achei no site LeLivros pra baixar.. A tradução não é oficial, mas é muito boa!

      Excluir
  8. Imagino a atriz Gemma Arterton como a Kelsey.... acho ela linda e tem altura, cor cabelos e olhos da descrição

    ResponderExcluir

Postagens populares