Lançamentos Bienal do Rio 2015

Lançamentos Bienal do Rio 2015

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

[Resenha] – Em Chamas



ATENÇÃO: Pode conter spoilers do livro anterior.


EM CHAMAS é o segundo livro da saga Jogos Vorazes e, na minha humilde opinião, é melhor que o primeiro.
Primeiramente eu devo pedir desculpas e admitir que eu estava totalmente errado quanto ao desenrolar da historia* quando comentei sobre isso na resenha que fiz de Jogos Vorazes.
Não vi nenhum melodrama açucarado entre Katniss, Peeta e Gale.
Mas não vamos colocar o carro na frente dos bois, certo?






O livro começa no Distrito 12, com Katniss se preparando para a Turnê da Vitoria. Um evento que sempre acontece entre os Jogos Vorazes exibindo o Campeão da ultima edição em uma turnê pelos 12 distritos e a Capital. Mas essa turnê tem algo de diferente. Para começar não existe só um campeão a ser exibido. Depois o presidente Snow, em pessoa, aparece no Distrito 12 para ter uma conversa “amigável” com Katniss, saber de sua família, seu relacionamento com Peeta e ter certeza de que tudo vai ocorrer bem durante a Turnê. E tem inicio a historia. 


Suzanne Collins consegue imprimir tensão desde o inicio. O leitor (eu, no caso) fica preso no constante estado de desespero de Katniss. Ela precisa lidar com a pressão da Capital para manter as aparências com Peeta, com a sua nova condição de rica e famosa, com suas próprias expectativas e medo, e, para completar, com a sua completa indecisão amorosa.

Esse é um dos pontos que gostei. Tinha um medo sincero de que a historia acabasse se perdendo entre as divagações de Katniss sobre com quem ela deveria ficar (Peeta ou Gale) e perdesse outras partes mais interessantes. Que se tornasse em um melodrama cheio de açúcar feito para meninas na puberdade que sonham e suspiram por ai.

 Mas o romance ocorre de modo natural. 
Os pensamentos de Katniss não estão sempre voltados para esse quesito. 
Na verdade as decisões dela estão sempre mudando, e os sentimentos afloram de acordo com os acontecimentos. Katniss não passa muito tempo retratando as emoções e sentimentos. 
Não existem firulas, lacinhos e borboletas. Ela descreve os acontecimentos, o que ela sente emocional e fisicamente e toma alguma atitude. 



 Por outro lado, é possível entender os sentimentos dela e, 
em alguns momentos, até sentir um pouco também. 
Está aí um ponto que me surpreendeu. 
Apesar de o livro ser em primeira pessoa e Katniss estar sempre expressando seus sentimentos, 
eu não fiquei em momento algum cansado ou chateado. 
Suzanne Collins conseguiu passar tudo de maneira leve e natural, 
apesar das situações fortes que Katniss enfrenta.



Existe, também, todo aquele clima tenso de rebelião e conspiração que eu estava esperando. E devo dizer que, apesar de ter de captar os pequenos pedaços que Katniss entende, eu até que fiquei satisfeito com a “guerra”. Uma das grandes sacadas é o fato de que a rebelião não começa com Katniss, mas já existe e ela vai entendendo aos poucos e percebendo a dimensão que tem. As cenas de violência tem o tom certo também, se contarmos que esse livro é infanto-juvenil e não tem nenhuma intenção de satisfazer o meu gosto por sangue (mal de quem se acostuma a ler O Imperador, Crônicas de Gelo e Fogo e assiste Spartacus).
Como JOGOS VORAZES, esse segundo livro também é muito bem estruturado. Tem inicio, meio e fim bem claros.





EM CHAMAS é mais do que o interlúdio entre o inicio e o fim da saga. Não é uma “encheção de linguiça” para preencher o espaço entre o primeiro e o ultimo livro. Pelo contrário. É uma obra completa que conseguiu me surpreender em vários momentos. Várias vezes eu precisei parar de ler para conter uma risada espontânea, tamanha que era a minha surpresa. Outras vezes eu soltei um “não acredito!”. Por outro lado algumas coisas são bastante previsíveis. A gente espera que vai acontecer e chega a se irritar com Katniss por não perceber logo, como já fizemos.

Pra terminar eu tenho que dizer que gostei do livro e começo a entender como ele conseguiu arrastar tanta gente para a sua legião de fãs. Já estou começando A ESPERANÇA cheio de expectativa e ânsia. Conto depois como cheguei ao fim da historia. =D


*Se bem entendi, segundo o novo acordo ortográfico, não existe mais a palavra “estória”. Toda narração de fatos, verdadeiros ou não, passa a ser “historia”. Sem acento mesmo, já que não se acentua, mais, paroxítona com ditongo no final. Difícil viu! U.U 

Licença Creative Commons
[Resenha] – Em Chamas de Jau Santoli é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Perssões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://edensaga.blogspot.com.br/.

10 comentários:

  1. Resenha do Jau! Shoow! :D
    Isabelle Moura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabelle... pois é nossa primeira resenha com o Jau Santoli.. srsrsr..
      Muito boa né.

      Excluir
  2. Jau! Curti muito a sua resenha. Espero que goste de A Esperança. Essa é uma série que eu gosto muito, como um todo. Tomara que você goste também, haha. E tomara que escreva mais para o blog u_u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina... A resenha de A Esperança já está pronta e breve chega por aqui...

      Excluir
  3. Apesar de muito me interessar pela série, ainda não li nenhum dos livros.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rose...
      Eu também não li nenhum... mas morro de vontade...

      Excluir
  4. Não esperava menos do moises Suhet
    Sempre com escritas de fácil entendimento e a capacidade de nos levar por um breve momento a real historia do Livro (Em chamas)
    Espero ler obra de arte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lucas...
      Mas as salvas vai para o Jau Santoli,.. um dos integrantes da equipe agora...

      Excluir
  5. Já li Em Chamas e me apaixonei ainda mais pela história. A medida que lia me sentia a própria Ketnis. Estou muito ansiosa para ler o terceiro. Adoro sua maneira de escrever Moises. Muito bom.

    ResponderExcluir
  6. Fala povo!

    Fico feliz q tenham gostado da resenha. Eu gostei msm do livro.
    A resenha de A Esperança já está pronta e em breve eu posto, espero que gostem tb.

    ResponderExcluir

Postagens populares