Lançamentos Bienal do Rio 2015

Lançamentos Bienal do Rio 2015

sexta-feira, 1 de março de 2013

Beco Musical do Led #04


Sabe o que é mais legal do que uma música? Duas. Ou três, quatro, vinte. Se você chutou "mashups" (ou Bootlegs, para os europeus blasé) para o tema do Beco desta semana, você está corretíssimo!


Partindo do mesmo princípio do "Break-in song", que é uma música que se apropria de um pedaço da outra (como um riff específico na guitarra, ou um solo de baixo), os DJs dos anos 80 criaram diversas mixagens em cassete com várias músicas de progressão semelhante, promovendo um efeito único.


Com avalanche digital moderna, os DJs tiveram muito mais ferramentas para trabalhar com esses liquidificadores musicais, e hoje temos alguns mashups que se destacam bastante:

"Boulevard of Broken Songs" (Green Day vs Oasis, Travis & Eminem ) - Uma menção especial. Esse foi o primeiro mashup que eu ouvi, em 2009. E eu sou suspeito pra falar, mas é provavelmente um dos melhores. 

"Sweet Dreams are Made of Seven Nation Army" (The White Stripes vs Eurithmycs) - Um alerta: você nunca mais conseguirá ouvir qualquer uma das músicas sem achar que está faltando um pedaço. O vídeo mixado desta versão também é impecável.

"Airplanes and Ink" (B.o.B. feat. Hayley Williams vs Linkin Park, Oasis & Rihanna) - O ritmo desacelerado de Numb dá um efeito incrível pra essa música. A mais lenta de hoje:

Para Glee, uma menção especial também. Apesar de eu concordar com o Slash que eles estragam as músicas não gostar muito do programa, eles popularizaram bastante alguns mashups de música pop, como esse aqui, com duas músicas da Madonna.



E dividem medalhas de ouro Avicii, Eminem e Adele. Avicii por causa de Levels, a música que fez sucesso em 2011 e combina com qualquer música. Simples assim. Você coloca Levels no fundo da abertura de Dragon Ball, e é sucesso. Esse mashup foi feito com mashups dessa música, e ainda é espetacular:


E Eminem e Adele simplesmente por combinarem tão bem juntos. Acredite, os dois recordistas de Grammys tem tanta química que me admira não terem gravado nada juntos... Oficialmente. Confira aqui duas deles, Let Yourself Skyfall e When I'm Someone Like You.






E por essa semana, é só. Se você tem um mashup guardado aí no fundo do seu pendrive, e você o ama de paixão, compartilhe nos comentários! Um abraço pra todo mundo, e até semana que vem!

PS.: Se você ainda não curte a página That Indie band I told you about no Facebook, você só pode estar maluco! Ouvi dizer que os administradores da página tem ótimo gosto musical. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares