Lançamentos Bienal do Rio 2015

Lançamentos Bienal do Rio 2015

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

[RESENHA] – Angelus – Histórias Fantásticas de Anjos





 INFORMAÇÕES:
Edição: 1 
Editora: Literata

ISBN:Não informado
Ano: 2012
Páginas: 150


 Skoob: [LINK AQUI]
 Compre na Martins Fontes: [LINK AQUI]





Sinopse:

Desde os mensageiros gregos, os ággelos, passando pelos devas indianos e budistas, os malaks hebraicos e os seres autoluminosos dos zoroastrianos, muçulmanos e espíritas, os anjos são os seres celestes mais próximos dos humanos. Divididos muitas vezes em castas, cada qual com seu poder, limitações e influência, já sucumbiram à paixão pelas filhas da Terra, e de sua união nasceram os nefilins, os filhos dos anjos. Também cederam à ganância do poder, sendo expulsos do Céu, para reinarem absolutos no Inferno Cristão. E, em teorias como a do astronauta antigo, são vistos como visitantes extraterrestres que aqui estiveram para auxiliar na evolução do homem.

Mas, afinal, quem são os anjos? Mito, lenda ou realidade? Ícones de fé para milhões em todo o mundo, os anjos têm muitas histórias para contar. Aventure-se por Angelus – Histórias Fantasticas de Anjos, e descubra os mistérios ocultos por trás dessas maravilhosas criaturas.



***



Conheci a antologia Angelus pelo facebook, ao ser convidada por amigos para ir ao evento de lançamento do mesmo. Amo anjos. Esses seres envoltos em mistérios me encantam e fascinam. E foi justamente esse sentimento que me fez desejar tanto ler essa antologia.

Aproveitei o lançamento e comprei o livro, podendo conhecer as autoras Ceres Marcon e Suzy M. Hekamiah e também a organizadora e autora Georgette Silen.

Angelus – Histórias Fantásticas de Anjos é uma antologia composta por 20 contos que dão destaque aos anjos contando e recontando mitos e lendas acerca desses seres, explorando seus pontos fortes, seus sentimentos e intenções para com os humanos.

Já no prefácio sou surpreendida com uma bela introdução regada de fatos históricos e registros de obras em que esses seres alados aparecem. O prefácio é tão envolvente que já senti como se estivesse lendo um dos contos. A forma como foi narrada, de forma a parecer como se o narrador estivesse sentado à sua frente conversando e trocando informação atiçou ainda mais a vontade de prosseguir com a leitura. E essa introdução rica em detalhes, porém objetiva, permite que mesmo aqueles que não têm um conhecimento tão profundo no assunto possam ler os contos sem se sentir perdido.

Após esse inicio bem trabalhado o primeiro conto, “O Bicho-Homem de Máchenka” de Sheilla Liz, fluiu como água. Sua leitura foi tão rápida que me surpreendi quando cheguei ao final. De cara já nos é apresentado uma história de amor inocente e puro, porém arrebatadora e, ao término do texto é impossível não sorrir ao pensar em “destino”.

A cada conto é possível viajar pelas diversas visões angelicais que cada autor tem. O mais fascinante é ver toda essa variedade, ver anjos da morte e logo em seguida anjos da luz, histórias de superação e de queda, redenções e castigos e poder confrontar a si mesmo, buscando sua própria opinião sobre eles.

Impossível não se surpreender com alguns finais. Um dos contos que mais me chamou a atenção foi “Pequena Dama” de Ramon Giraldi, um conto simples, mas com uma bela mensagem ao final, que é uma celebração à vida.

Outra coisa que me chamou a atenção foi a presença de autores portugueses e o fato de terem mantido os aspectos peculiares da escrita nesse idioma, reforçando assim a introdução do livro, mostrando a visão de pessoas com culturas diferentes.

E assim como muitos, notei que os diversos autores gostaram de abordar a queda desses seres que sempre são remetidos à luz, como se vê-los com essa faceta mais humana fosse trazê-los para mais perto da nossa realidade.

Adorei ver a diversidade de cenários, passando por lugares pouco vistos como o Nepal, ou mostrando a visão angelical para uma muçulmana. Assim como vampiros, bruxas e lobisomens também deram seu ar da graça em alguns momentos.

Até chegar ao vigésimo conto foi uma verdadeira monta-russa de eventos, atiçando diversos sentimentos. Algumas vezes sendo tranquilo, outras abordando as obscuridades, a violência e a decadência. Adorei o clima do livro, foram textos muito bem selecionados. Angelus é um daqueles livros que recomendo sem medo de errar.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:


a) Arte da capa:

A capa traz The Birth of Venus, uma obra de 1879 do pintor francês William-Adolphe Bouguereau. Com suas cores sóbrias e frias essa imagem remete bem ao clima do livro, algo mais denso e pesado apesar de, por diversas vezes, delicado.



b) Trama:

A trama da maioria dos contos é muito bem trabalhada. Alguns são bem intensos fazendo com que haja aquela vontade de que fosse uma historia mais longa, outros se encaixam perfeitamente terminando de uma forma “redonda”, sem pontas soltas no enredo. Um ou outro são um pouco mais confusos, deixando uma margem muito grande de possibilidades, o que deixa o final meio sem sentido.



c) Caracterização dos personagens:

São as mais variadas. Há desde o clássico envolto em inocência, passando por guerreiros poderosos, anjos da guarda até chegar aos caídos com chifres.



d) Qualidade do livro (papel, letra, erros, etc.):

O livro tem uma qualidade ótima, as páginas são amareladas, o que além de deixar a leitura mais tranquila, ainda ajuda a criar o clima Vintage que esse tema remete. A revisão deixou escapar pouquíssimas coisas, que apenas os mais atentos notarão. E as ilustrações angelicais no inicio de cada conto somada às paginas pretas com os títulos deixaram o livro muito bonito.



e) Comparação com outras obras do gênero:

Angelus não fica preso apenas ao apocalipse e guerra do Armagedon, com lutas épicas. Isso é instigante, pois podemos voltar um pouco para a essência do mito, com esses seres sendo a ponte entre o divino e os humanos, consolando e ajudando. Sendo símbolo da justiça. E também, lutando para não cair em tentações, na lama mundana, sendo suscetíveis aos prazeres da carne.



Nota: 4,5
12345 

Licença Creative Commons
Resenha - Angelus – Histórias Fantásticas de Anjos de Erica Guimarães é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Perssões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://edensaga.blogspot.com.br/.

6 comentários:

  1. Mais uma resenha muito boa!!! Adorei!

    Obrigada pelo carinho que sempre tem com o trabalho dos autores nacionais.

    Um grande beijo

    Tatiana Ruiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati...
      Obrigado querida...
      O que é bom tem que ser mostrado.
      Bjus

      Excluir
  2. Galera, muito obrigada pela resenha e pelo carinho que deram ao lançamento em Sampa.
    Adorei conhecê-los a todos e espero revê-los em breve ^^
    Beijussss
    Georgette Silen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida...
      sempre pode contar conosco...
      Estamso ae...
      Bjus

      Excluir
  3. Excelente resenha! Parabéns pelo excelente trabalho, pessoal!

    ResponderExcluir

Postagens populares