Lançamentos Bienal do Rio 2015

Lançamentos Bienal do Rio 2015

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

ENTREVISTA - TURNÊ LITERÁRIA



Acredito que muitos aqui já tenham conhecimento do grupo Turnê Literária. Esse gurpo é uma união de vários autores que rodam o nosso Brasilzão levando cultura e divulgado nossa literatura nacional.
A equipe do blog entrou emcontato com a Turnê e fizemos um pequena entrevista com eles. Confiram:
.
.
.


.
.
.


A Profecia de Leslienth: Como foi que tudo começou? Quais são as metas e objetivos que vocês já alcançaram e ainda pretendem alcançar?

Turnê (R. Valverde): Nosso sonho está apenas no início. Pretendemos dar voos muito mais altos. Hoje nosso Slogan é "Turnê Literária - Levando histórias". Mas não queremos parar nesse ponto. Queremos fazer história, elevando a literatura nacional ao mesmo patamar da literatura estrangeira. E só conseguiremos isso com uma sinergia de todas as partes envolvidas: autores, leitores, editores, livreiros e é claro, boas obras. Tudo começou no final de 2011 quando a Adriana Brazil lançou a ideia de montarmos um grupo e chamou alguns autores. O objetivo era e continua sendo divulgar a literatura nacional e levar as nossas histórias aos quatro cantos do país. Mostrar aos leitores que aqui no Brasil há literatura de grande qualidade. Por essa razão, a Turnê Literária priorizou em sua formação autores de diversas regiões. As maiores conquistas que o grupo já conseguiu neste ano de 2012 foram: a aproximação e a interação com o público, ou seja, leitores e blogs; e a ótima recepção, aceitação, respeito e reconhecimento de nosso trabalho por parte dos livreiros, editores e leitores. Encontramos pelo caminho muitas pessoas que abraçaram a nossa causa e compraram o nosso sonho. Fizemos muitos amigos em todas as nossas visitas. E Não há preço em conquistas dessa natureza!

APdL: Quais são os maiores obstáculos que vocês encontram hoje no Brasil, como escritores e também como Turnê Literária?

Turnê (S. Holtz): Um grande desafio a ser vencido é a pouca valorização de novos autores. Isso acontece em qualquer área artística - cantores, atores, artistas... quando você é iniciante, existe um "pé atrás" tanto do público quanto daqueles que investirão em nós ou em nossos eventos. São as dificuldades características de qualquer início de carreira, e é preciso amar muito o que se faz para enfrentá-las de cabeça erguida e atravessá-las! Como Turnê, parte dessa dificuldade se reflete, pois a maioria de nós ainda está nos primeiros passos da carreira literária. O bom é que, juntos, somamos forças e temos maior alcance de público, de comunicação, de reconhecimento. Entre nós, também existe uma sinergia deliciosa... todos se ajudam, todos se apoiam e a tendência é crescermos juntos! Será delicioso acompanhar esses acontecimentos, o despontar de cada um de nós e, ao mesmo tempo, do grupo Turnê Literária!

APdL:  Conte-nos algumas das experiências que vocês adquiriram e vivenciaram desde o início da turnê até agora.

Turnê (M. Gomyde): A ideia de juntarmos o grupo foi por sabermos que juntos podemos fazer muito mais do que cada um sozinho. "Um mais um é sempre mais que dois", isso é senso-comum. A experiência que a gente adquire vem tanto de "colocar a cara a tapa" para novos leitores e novas praças, quanto da troca que os próprios autores fazem. Escutar o que cada um viveu, as dificuldades que enfrentam, as alegrias, os processos criativos. Expor sua história também é uma enorme experiência. Cada vez mais há público para nossos livros, para a literatura nacional em geral. Somos a todo instante colocados em conflito com nossas escolhas, pelas perguntas dos leitores, pelos questionamentos que nem imaginávamos. Enfim, estar na estrada é maravilhoso. A gente volta com uma bagagem enorme de experiências e ideias. Para o escritor, isso é tudo!

APdL: Como funciona a participação de todos os membros no projeto? Fora o trabalho de vocês há apoio externo com blogs e editoras?

Turnê (ª Brazil): São muitas ideias, muitos projetos e principalmente muitas maneiras de executar cada ponto escolhido. Algum tempo atrás eu administrava o grupo de forma mais direta, até mesmo pelo fato de que a Turnê tinha acabado de nascer, não é fácil canalizar tantas ideias e chegar a um ponto comum, com a chegada da Samanta conseguimos equilibrar essa administração. Cada membro tem a sua responsabilidade e com o tempo, a probabilidade é que aumente. As editoras cumprem seus papéis e o apoio dos blogues sempre foi uma ferramenta de grande ajuda para o grupo. Eventos, divulgações, participações direta ou indiretamente sempre estiveram presentes na Turnê.

APdL: Como é a relação de vocês com os fãs, blogueiros e leitores em geral?

Turnê (L. Piras):
Nossos fãs são nosso estímulo. Foi por eles que criamos o grupo Turnê Literária e é por eles que persistimos e acreditamos no ideal de levar mais literatura a todas as regiões do Brasil. Ao longo do tempo, com os eventos que fizemos, os blogueiros se tornaram mais do que uma ferramenta de divulgação do nosso trabalho. São amigos, são lutadores como nós, que incentivam a literatura nacional e impulsionam o mercado. Nossa relação com esse pessoal é maravilhosa, uma relação de carinho, de troca, de amizade. Não poderíamos ser mais gratos e estar mais orgulhosos dos amigos que conquistamos nessa jornada.

APdL:  Vocês recebem muitas críticas? Como lidam com elas?

Turnê: Como grupo temos recebido elogios, o que muito nos alegra. Como autores, cremos que as críticas fazem parte, às vezes nos desanimam, nos deixam tristes, mas a melhor maneira de lidar, é saber que existem leitores que amam aquilo que fazemos.

APdL:  Hoje vocês trabalham junto com o projeto Cantando Livros, e podemos dizer que esse é um diferencial que vocês agregaram no projeto de vocês. Como se deu essa união? O quanto essa fusão contribui para o sucesso da Turnê?

Turnê (V. Cássia):
Com toda certeza podemos dizer que é um diferencial e um grande acréscimo ao Turnê Literária ter o Cantando Livros nesse nosso projeto. O Cantando Livros é sem dúvidas um projeto bem bacana que a Soninha Senra montou junto com o Rafael Costa, fazendo músicas baseadas em nossos livros. O início dessa união foi justamente com a fundadora da Turnê Literária, Adriana Brazil que teve a composição de Outono de Sonhos. Sendo a primeira da Turnê, e como parceria Soninha começou a fazer o restante do grupo, mas assim que a Turnê se firmou em nosso primeiro evento, o Cantando Livros estiveram presente, e sem dúvidas foi um sucesso. É uma sensação diferente você ouvir aquela música de sua playlist quando você escreve seu livro, você passa a maior parte do tempo quando está escrevendo ouvindo e repetindo, mas diferente desse projeto, é de uma emoção indecifrável, ali, você escuta a música do seu livro. Aquela que faz parte de todo seu momento enquanto escrevia. Ouvir uma música do seu livro é simplesmente mágico, arrepiante, e sem dúvida a melhor das sensações.

APdL:  Quais Cidades/Estados vocês já estiveram e quais ainda pretendem visitar no ano que vem?

Turnê:
Já estivemos no Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Curitiba/PR, Bienal de São Paulo, Nova Iguaçu/RJ, Belo Horizonte/MG e Sorocaba/SP. Para o ano de 2013, alinhamos algumas cidades, dentre elas Distrito Federal e Caxias do Sul, mas o nosso desejo é ao longo do tempo irmos em todas as capitais do país.

APdL: Deixe um recado para os leitores do blog e os fãs de vocês.

Maurício: "Que esta parceria entre leitores, blogs e autores se consolide a cada dia. Todos seremos surpreendidos positivamente, podemos acreditar cegamente nisso!"
Lu: Agradecer nunca parece suficiente por tudo o que recebemos de vocês, que nos leem, nos apoiam, que divulgam a literatura. É uma grande alegria poder compartilhar nossos sonhos, histórias e nossos mundos reais e fictícios com vocês.

Ricardo: Somos 8 autores e isso não quer dizer que o grupo é formado apenas por 8 pessoas. Contamos com todos vocês para fortalecermos a nossa literatura. Afinal, eu e você somos muito melhores do que só eu ou só você! Obrigado por todo carinho que nos proporcionam em cada palavra, em cada olhar, em cada gesto. Grande abraço!!!!!

Samanta: Quero agradecer a cada um dos meus parceiros, amigos e leitores, que me elogiam, prestigiam, divulgam, apoiam! Sem o carinho de vocês, ser escritora não seria, nem de longe, tão gratificante!  

Adriana: A melhor parte da Turnê, sempre foi estar em contato direto com nossos leitores e por cada um deles que viemos a existir. Muito obrigada pelo carinho que sempre recebemos em todos os eventos e nos aguarde, se Deus quiser, tem muito ainda vindo por aí! Um grande abraço.

Gostaria de agradecer a toda equipe da tunê Literária, que aceitou participar dessa entrevista. O blog deseja muito sucesso a vocês e que continuem assim, levando a cultura e nossa literatura aos quatro cantos do Brasil.

É isso ai pessoal, espero que tenham gostado dessa entrevista com o pessoal da turnê. 


5 comentários:

  1. Querido Moisés

    A entrevista ficou simplesmente maravilhosa!!! AMEIIIIII as respostas dos meus colegas e é uma honra fazer parte deste time de primeira!


    Um forte abraço e obrigada pelo apoio, amigão!

    :***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Sah... muito obrigado pela visita... adorei a entrevista...
      Muito bacana...

      Excluir
  2. Moises,

    Muitíssimo obrigada pela entrevista e pelo espaço que você dedica aos escritores nacionais em seu blog.
    Adoramos participar e dar a conhecer um pouco mais de nós, de nossas obras, do nosso trabalho.

    Ficou incrível!

    Beijocas,

    Lu

    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu.... obrigado pela visita...
      Vocês sabem que são muito bem vindos aqui.. e não meço esforços
      para apoiar nossa literatura nacional...
      Conte comigo.
      Bjus

      Excluir
  3. Muito interessante a maneira como os autores pensam. Parabéns pela entrevista.

    ResponderExcluir

Postagens populares