Lançamentos Bienal do Rio 2015

Lançamentos Bienal do Rio 2015

domingo, 23 de dezembro de 2012

[RESENHA] - Adeus à humanidade




INFORMAÇÕES:
Edição: 1
Editora: Novo Século
ISBN: 9788576796725
Ano: 2012
Páginas: 392


 Skoob: [LINK AQUI]






Sinopse:
Uma paixão acendendo após mais de um século de escuridão.Uma doença atual apagando a luz de uma vida.Somente sua mordida poderia curá-la.Apenas seu tipo sanguíneo seria capaz de matá-lo. Como um amor tão improvável sobreviveria? Do que você seria capaz de abdicar para salvar e vivenciar, mesmo que por pouco tempo, um amor jamais sentido antes? Da cura de milhares de humanos? Da própria vida? Stephanie tinha todos os motivos do mundo para não acreditar em seres míticos ou na felicidade, mas vai descobrir que estava totalmente enganada. Sua alma-gêmea existe! O problema é que a linha do tempo que a separa do amor eterno é muito tênue. E somente um milagre possa uni-los novamente. 




***



Hoje veremos a resenha de Adeus a humanidade, obra da autora Márcia Rubim.

Após eu ler a história da autora, eu observei que muitos livros de romance que eu já conheci, a personagem principal é linda e se acha feia. Respondam para mim: Vocês mulheres entre 18 a 25 anos, realmente sofrem desse complexo? Porque estou começando a acreditar realmente que a mulherada em geral pensa assim. (srsrsrsr)
 
Enfim, Stephanie é assim, linda e possui um corpo belo, um olhar penetrante, e por fim, se acha feia. O que gostei na história da Márcia é que sua personagem principal tem muita força. Ela é a dona da história. E uma boa história exige personagens assim, bem construídos e fortes.

Mesmo com os complexos que Stephanie tem, eu gostei muito dela. Líder de si mesma e decidida. Após acontecimentos graves em sua família ela se vê responsável pelo pouco que sobrou.  Então ela sai do Rio de Janeiro para se aventurar na floresta de pedra que é a cidade de São Paulo a fim de colocar comida na mesa no final do mês para a mãe e o irmão mais novo.

O Timing da trama é bem andante, tirando o começo. Lógico, a autora teve que ir mais lentamente por causa de uma série de fatores que seriam apresentados mais a frente e necessitavam de uma base sólida no começo. Porém mesmo assim, poderia ter enxugado mais o começo.

O crescimento que ela proporciona a Stephanie é surpreendente. Após o enredo finalmente se estabilizar em uma velocidade boa para a leitura, Márcia nos traz um romance épico, que toda garota na face da terra sonha em viver. E meninas realmente ela faz vocês irem às nuvens.

É quando a personagem principal começa a trabalhar em um hospital na grande São Paulo que tudo se intensifica. Márcia nos da uma refeição repleta de sedução, frustrações, intrigas, auto-análise e MUITAS risadas. Sério, teve páginas que eu caia na gargalhada, por causa das situações constrangedoras em que Steph passa.

Márcia demonstra um amplo conhecimento na área médica, o que me instigou em muito, pois fazia sua história ficar muito real. O timing realmente foi muito bem empregado. Steph se encontra apaixonada pelo mesmo homem em que ela sente profunda vontade de jogar pelo último andar de um prédio. Isso trás uma confusão em sua mente e quem se delicia com isso tudo somos nós, pois ela cai em cada situação que dá pena, e nós lógico, caímos na risada.

Uma coisa que realmente eu senti falta na trama foi das sensações da personagem. A história é narrada em primeira pessoa, então sensações como frio, calor, toque, deveriam ser mais exploradas na história. Márcia manipula com perfeição sentimentos, mas manipula pouco as sensações. A não ser é claro quando ela está com seu príncipe encantado, mas ai é outra história... srsrsr

E agora Stephanie se vê em um impasse. Só o sangue dele pode curá-la. [CURÁ-LA DO QUE?] – Leia o livro e você descobrirá. – Mas o sangue dela pode matá-lo. E aí? Você abriria mão da pessoa amada para poder ficar com ela apenas mais um pouco?

Embora o final não foi inesperado para mim, alguns pontos de viradas da história forem fracos e um tanto atropelados, gostei do final.




Critérios de Avaliação

a) Arte da Capa:
A capa de Adeus à humanidade é simplesmente linda. O capista Adriano de Souza fez um trabalho excelente que consegue transmitir a essência da história.

b) Trama:
A trama é bem desenvolvida com um timing bem gostoso. A autora mesca romance com cenas engraçadas e descontraídas. Peca em fatos que poderiam ser cortados no começo e em alguns pontos de viradas fracos no decorrer da história.

c) Caracterização das Personagens:
Marcia conseguiu fazer bons personagens. Cada um deles possui uma naturalidade excepcional. Estão realmente vivos entre as páginas e a personagem principal possui muita força. Não gostei das atitudes do pai de Steph, me pareceu muito robozinho, foi a única falha da autora com relação à personagens.

d) Qualidade do Livro (papel, letra, erros, etc):

A editora Novo Século realmente faz um excelente trabalho com seus livros. Eles não possuem um tamanho exagerado e é bem resistente, além de possuir as páginas amarelas que eu tanto gosto.

e) Comparação com outras obras do gênero:
Marcia nos trás uma típica história entre humano e vampiro. Sua inovação foi que o sangue da personagem principal pode matar seu grande amor. Esse é o fator chave em sua história e também os momentos de descontração, onde com momentos engraçados a autora proporciona um novo fôlego à historia.


NOTA: 4,0

8 comentários:

  1. Adorei a resenha. Gosto de historias de vampiros e essa me interessou por conta do sangue dela poder matá-la.
    Quanto ao complexo, se eu fosse bonita até me encaixaria... XD
    Esse é mais um livro que vou atrás pra ter. *0*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eri...Vc vai gostar sim... do livro.
      Marcia escreve muito bem...

      BJus

      Excluir
  2. Eu não gosto de livros de vampiros, mas já vi que esse vai ser um livro que vai me fazer morder a língua! rs
    Parabéns, pela resenha. E sucesso para autora!
    Beijos.
    Thayane Gaspar
    Autora de Princesa de Gelo
    Editora Modo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É thay... o livro da Marcia tem um diferencial dos demais....

      Excluir
  3. Oi, Moisés!
    Gostei de saber a sua opinião!
    Obrigada pela resenha.
    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia....
      Obrigado pela visita e pela leitura...
      Aguardo a continuação.
      Bjus..

      Excluir
  4. Oi, tive a oportunidade de ler por conta de um BT e gostei, espero ler outros trabalhos da autora.
    Bjs, rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então FC... estamos esperando sair o segundo volume da série.. bneh...
      Gostei muito desse..

      Excluir

Postagens populares