Lançamentos Bienal do Rio 2015

Lançamentos Bienal do Rio 2015

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

[RESENHA] As crônicas dos Senhores de Castelo: O poder verdadeiro







Edição: 1
Editora: Verus
ISBN: 9788576861058

Ano: 2010









Olá pessoal...

Hoje veremos mais uma resenha.

O livro de hoje se chama: As Crônicas dos Senhores de Castelo: O Poder Verdadeiro.


O livro é uma obra nacional e é escrito por dois autores: G. Brasman e G. Norris. Estes são os pseudônimos de Gustavo Girardi e Gustavo tezelli, que moram em Curitiba Paraná.


A história se passa em uma pequena parte do grande Multiverso, num planeta chamado Agabier.

Thagir e Kullat são dois Senhores de Castelo, responsáveis para preservar a paz em todo universo e incumbidos de descobrir o paradeiro da bela princesa Laryssa.

Os autores souberam dosar aventura, romance e suspense em quantidades certas.

Com uma escrita fácil e rápida os autores nos levam a uma auto-análise de nossas próprias vidas, em questões como: O que nos define como pessoa? Quais nossas qualidades? E dependemos do que para sobrevivermos?

No começo confesso que achei a leitura um pouco fraca, mas a partir do terceiro capítulo os autores souberam dar uma reviravolta na história e deixá-la memorável.

Um aspecto interessante para se dizer, é a inevitável alusão a Guerra nas Estrelas. Ok, pode ser que estou sendo muito criterioso, mas muito me assemelhou a história do legado dos Jedi.

A narrativa muitas vezes fica leve com uma dosagem de humor aqui e acolá, quebrando a tensão e dando um novo fôlego a obra.

De tudo o que me acontece na história o final foi o que mais me surpreendeu.

Sempre ficamos com medo, de que o final possa não nos agradar, mas garanto para vocês que As Crônicas dos Senhores do Castelo possui um final ESPLÊNDIDO, que há muito não via em nenhum livro.

Vale a pena a leitura.

A partir de agora as resenhas terão um novo critério de avaliação, tendo um total de cinco pontos distribuídos em cada tópico A, B, C, D e E abaixo. Logo mais prepararei um novo post explicando tudo certinho como funciona.



Critérios de avaliação:



a) arte da capa.

A capa feita pelo ilustrador Marcos Vinícius Mello está muito bonita, mas confesso que não me chamou atenção na hora da compra. Ela também não consegue representar bem a idéia da obra.


b) Trama

Os autores souberam entrelaçar os vários conflitos criados ao longo da linha temporal de uma forma bem dinâmica. Todos os aspectos abertos, peculiares a cada personagem, foram devidamente explicados e concluídos.

c) Caracterização de personagens

Embora alguns personagens se assemelhem com Star Wars, podemos notar qualidades peculiares em cada um deles. Suas atitudes condizem com sua forma de pensar, idade e profissão. Os sentimentos da cada um são devidamente trabalhados e empurrados para o leitor na hora certa e em quantidades certas.

d) Qualidade do livro (papel, letra, erros e etc
)

A Editora Verus fez um ótimo trabalho na arte final do livro.
Com um acabamento bem feito e uma ótima diagramação, a editora foi mais alem. Ao longo do livro, inúmeras ilustrações são dadas ao leitor para uma maior compreensão da trama. O trabalho com revisão foi excelente. Não encontrei nenhum erro de escrita.
Uma quesito que deve-se atenção é que os capítulos são bem curtos, trazendo novo fôlego a obra a cada término dos mesmos.

e) Comparação com outras obras do gênero

O livro ao mesmo tempo em que aborda um tema já conhecido e usado, ele nos traz uma nova “mitologia”. Com raízes próprias, os autores criaram toda uma filosofia política e religiosa. Mas, mesmo com uma narrativa fácil e rápida, não foi uma das melhores leituras que fiz.



 Nota: 4,2
 











9 comentários:

  1. Adorei! Você vai adorar o segundo livro! Espero que consiga a parceria para o booktour!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee..

      Que bom que gostou... estou ansioso para ler o segundo.
      Estou tentando... vamos ver né? srsrsr..

      Bjus

      Excluir
  2. Eu gostei da resenha, porém não achei a obra isso tudo :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá J.P

      Algumas partes sim deixou a desejar... mas na maior parte da leitura eu gostei sim.. não é uma leitura dificil e a trama ficou mais consistente enquanto a história se desenrolava...

      Obrigado pela visita!

      Excluir
  3. Gostei muito da resenha e é o gêenero que me atrai. Estive pesoalmentre com os autores na Bienal e são super simpáticos. Para dar certo uma obra escrita a quatro mãos tem que haver uma sintonia ímpar e isso eles parece que tiveram sucesso.

    O livro 2 parece ser melhro ainda e já estão nma minha lista e quero muito saber o paradeiro da princesa Laryssa( amei esse nome):)

    Irene Moreira
    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa vc conheceu eles... que inveja (boa) de você... rsrss espero em breve pelo segundo.. quero muito ler ele tbm

      Excluir
  4. Tenho essa livro aqui, troquei no Skoob por Eldest, acho que a versão que tenho é a primeira, não publicada pela Verus, ainda não o li, mas está na minha lista de leitura. =)

    Laísa C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lai.... Td bem,... eu gostei da leitura... e o segundo promete ainda mais...

      Excluir
  5. Estou só esperando esse livro chegar aqui em casa após fazer uma troca no Skoob. Pelo visto é um ótimo livro e fiquei ainda mais ansioso para ler após ler a sua resenha. Parabéns!

    Abraços.

    http://desbravandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postagens populares