Lançamentos Bienal do Rio 2015

Lançamentos Bienal do Rio 2015

segunda-feira, 21 de maio de 2012

[RESENHA] Suspeitas de um mistério


Olá Pessoal!

Hoje vamos ver o livro de Book-Tour Suspeitas de um Mistério, escrito pelo autor nacional Thiago Jefferson.

Thiago nasceu em Mossoró / RN e sempre foi apaixonado pela literatura. Despertado o interesse em escrever aos seus doze anos, ele uniu esse desejo com sua bagagem de leitura e começou a pegar duro na escrita.
Os resultados ele colheu algum tempo depois, ao ter vários contos publicados em revistas e também alcançando uma vaga como redator no site Ligados FM.



OBRA NACIONAL
Título: Suspeitas de um mistério
Autor: Thiago Jefferson dos Santos Galdino
Editora: Dimensões Ficção (Selo da Multifoco)
Páginas: 109
Links: Skoob | Blog | Comprar
Sinopse: Pedro e Saulo recebem uma carta da sua tia, dona Daura, pedindo para que fossem visitar a fazenda, pois seu tio, o Fernando,
está passando por péssimas condições financeiras. 
Ao chegarem à fazenda acham o comportamento do Fernando muito estranho e desde então resolvem segui-lo. 
Os garotos encontram pistas cifradas no bananal e nos arredores da fazenda e descobrem um mistério que envolve o Fernando e seus comparsas.


Suspeitas de um mistério é um livro infanto-juvenil, um bom livro para lermos em um fim de tarde deitado na rede ou mesmo em um café de uma manhã de domingo num dia chuvoso.

Thiago traz uma leitura rápida e simples, sem focar muito a fundo nas propriedades da história, o que lhe dá um caráter próprio, e nos faz lembrar muito autores consagrados de nossa literatura um pouco mais velha.

Suspeitas de um mistério é um livro investigativo. Você verá a vida de Pedro e Saulo, dois irmãos bem intrigantes que encontram pontos de tensão e possíveis “suspeitas” em tudo o que vêem.

O jeito cômico dos irmãos dá sempre um novo fôlego para a leitura em meio as suas infinitas brincadeiras, e a simplicidade do texto a faz fluir rapidamente.

Após receberem uma carta de uma tia distante, os dois garotos se vêem em uma situação difícil, pois a mesma alega que estão enfrentando problemas financeiros na fazenda onde mora.

Então Thiago dá o pontapé inicial para que a trama comece a se desenvolver. Os meninos terão que ir até a fazenda da tia e verificar o que está acontecendo.

Gostei da forma como Thiago desenvolve a história e dos cenários em que ela se passa, essa exploração proporcionou uma originalidade bem forte a história.

O humor dos protagonistas além de quebrar o gelo traz um clima super natural a história.


Li algumas críticas falando ser estranha a ida de um dos personagens a Boston.
Mas eu não vi problema nisso, pois o próprio autor justifica o motivo quando eles chegam lá.

O que senti falta foi perante essa notícia, a tia dos meninos não ter se informado melhor sobre a proposta médica, ou mesmo consultado outro especialista.

Por ser um livro de infanto-juvenil é normal que o autor não explore demais os conflitos existentes, nem deixe o texto muito denso. No entanto, acredito que em algumas partes há atropelos. Cenas que deveriam ser mostradas com uma maior atenção, complementando melhor assim, a idéia proposta.

Se Thiago quiser se destacar ele tem que investir mais nisso. Possuir um texto simples sim, mas com profundidade suficiente para um adulto ler e gostar.




Critérios de avaliação:

a) Arte da capa.

Ilustrada por Guilherme Peres, a capa traduz a essência do livro. É bonita, mas não é convidativa.

Por ser um infanto-juvenil, o livro tem que ter uma boa capa ou ela não chamará a atenção, pois a maioria dos adolescentes e jovens (assim ainda como muitos adultos) não procuram saber do livro antes de comprá-lo ou lê-lo, e sim julga-o pela capa.

É a capa que dá a primeira impressão e não basta apenas ela estar condizente com o conteúdo ou apenas bonita.


b) Trama

A trama é interessante. Thiago começa com leveza a história e vai jogando pouco a pouco intensidade a ela.
As atitudes de Fernando nos deixa curioso para saber o que realmente ele faz e porque ele faz.
Mas Thiago demorou muito para investir no mistério da história. Apenas na página 63/64 que realmente a trama começa a ser explorada.

Achei muito interessante o sistema de códigos que Thiago explora no livro, isso enriqueceu a obra e desperta no leitor curiosidade trazendo um novo fôlego a leitura.


c) Caracterização de personagens

Suspeitas de um mistério possui poucos personagens e dentre eles os dois protagonista tem a maior força da história.
Gostei também da tia deles, Dona Daura, ela é uma personagem intrigante, mas senti falta de muitas reações que ela deveria ter em algumas situações do livro e não teve.

Os outros personagens fazem bem seu papel na história e o único que senti falta de uma exploração maior foi Fernando, o tio dos meninos ao qual tem papel importante na trama.

d) Qualidade do livro (papel, letra, erros e etc)

Publicado pela Editora Multifoco, meu exemplar é um broxura de papel offiset 75 g/m2, com folhas brancas. Como já falei em outras resenhas, eu prefiro as folhas amareladas, mas como se trata de um livro pequeno elas não interferem muito.

O livro possui uma diagramação simples, porém em uma futura edição precisa passar por uma revisão. Encontrei vários erros, mas nada que prejudique o texto. Em sua maioria são erros de pontuação e não de gramática.

Mais um ponto negativo para a Multifoco, pois não é o primeiro nem o segundo livro deles que deixam a desejar neste quesito.

Quanto a qualidade da encadernação, os problemas com a qualidade do material que alguns autores vem enfrentando, não teria como eu perceber. Além de ser um livro pequeno, o que facilita a encadernação e manuseio, ele ficou comigo menos de uma semana. Então não saberia opinar quanto a isso.

e) Comparação com outras obras do gênero

Suspeitas de um mistério pode competir sim com livros de infanto-juvenis que temos no mercado. Vemos a cada dia muitos lançamentos e poucos deles são dados os valores que merecem.

Emprestei o livro para uma amiga de doze anos ler e ao término ela disse que havia gostado. Uma opinião importante de alguém a quem o livro é diretamente ofertado.

Se você quer uma leitura rápida com um toque de mistério este é uma boa opção.



http://4.bp.blogspot.com/-WcY1P8sNCpA/T1_KE8HduuI/AAAAAAAAAoY/y064XjFin80/s200/Untitled-1.jpgQuero agradecer ao autor Thiago Jefersson por ter cedido à Profecia de Leslienth o espaço para leitura, análise e divulgação de sua obra para meus leitores. E disponibilizo espaço no blog para qualquer divulgação de eventos ou novos lançamentos que venha ter.






Nota: 3,4
12345  



Licença Creative Commons
Resenha: Suspeitas de um Mistério de Moisés Suhet é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Perssões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://edensaga.blogspot.com.br/.

2 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar. Achei a história interessante, apesar de juvenil. A Multifoco realmente tem esse tipo de problema com o texto: má ou nenhuma revisão.
    Parabéns pela excelente resenha!
    Um beijo,
    Nica

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha, Moisés. A sua crítica é bastante construtiva, e me agrada bastante os seus critérios de avaliação, pois eles seguem uma base fixa.

    Muito obrigado, de verdade, pelo apoio na divulgação de Suspeitas de um mistério. Sem a ajuda de pessoas como você, minha obra nunca atingia grandes patamares.

    Abraços!

    Thiago Galdino.

    ResponderExcluir

Postagens populares