Lançamentos Bienal do Rio 2015

Lançamentos Bienal do Rio 2015

segunda-feira, 22 de julho de 2013

[RESENHA] - O Príncipe gato e a Ampulheta do Tempo



Através de um Buraco de Minhoca — túnel dimensional que interliga dois mundos — localizado no Parque do Trianon, São Paulo, surge um viajante felino movido por uma única e importantíssima missão: a busca por uma lendária ampulheta. Escondida em algum local inóspito da cidade, a relíquia é a única capaz de salvar Marshmallow, terra do Príncipe Gato, que está à beira da destruição. No entanto, parece que ele não foi o único a atravessar o portal. Seres malignos irromperam das barreiras e logo declararam uma caçada voraz, com objetivos mais sombrios... Além de seus perseguidores, o Gato luta contra seu maior inimigo: o Tempo. É preciso encontrar este objeto antes que seja tarde e seu mundo esteja para sempre perdido. Contudo, ele não estará sozinho nesta empreitada e poderá contar com a ajuda de seus fiéis companheiros. Fascinante, angustiante e até mesmo engraçada, a história retrata os mistérios jamais desvendados da cidade paulistana, com um toque de magia e esperança. 



INFORMAÇÕES:
Edição: 2
Editora: Novo Século
ISBN: 9788576799924
Ano: 2013
Páginas: 336
Skoob: [LINK AQUI]



***


Demorei um pouco para pegar o livro dos meninos para ler. E o que aconteceu? Me arrependi por não ter pego antes. A história é construída de forma simples, com uma linguagem fácil e ótimo timing. 

Há um pouco de mistério em toda a leitura, e as alternâncias de ponto de vista que os autores usaram foi muito bem feita. A sincronia com que os dois autores construíram a obra também ajudou muito, porque já li alguns livros que é discrepante a narrativa de cada autor. Já nesta obra, há uma uniformidade na construção, e isso foi muito bom.

Há um pouco de humor nas cenas, o que torna a leitura muito mais agradável.  Hugo é sempre colocado em apuros, o Gato sempre se achando e a inteligência de Eleanor são fatores primordiais que conduzem a história.

A vida de Hugo muda completamente após entrar em uma biblioteca e encontrar um gato lendo um livro. Achei que os autores poderiam ter  explorado mais essa parte psicológica de Hugo, pois logo mais ele descobre que o Gato fala, e ainda por cima vem de um reino chamado Marshmallow.

Confesso que não consegui resistir e no segundo dia de leitura comprei um pacote de 
Marshmallows para comer enquanto lia. Mas não aconselho vocês a fazer o mesmo, porque depois me senti que eu mesmo tinha acabado com o reino, embora se for ver acabei mesmo... srsrsr

Um ponto alto também da obra é a exploração de São Paulo. Gostei muito do Tour que os personagens fazem ao longo do livro. O Parque Trianon, a igreja da Sé, entre outros lugares, tudo muito bem caraterizado e explicado. É muito gostoso quando você lê uma história e não precisa imaginar o cenário em que ela se passa, simplesmente porque você já conhece bem o cenário. Isso trás uma proximidade com o leitor e é muito gostoso.

Enfim. A obra dos meninos é muito boa. Com uma história bacana e leve que vale a pena ler.


Critérios de Avaliação 


a) Arte da Capa:
A capa do livro é muito linda. Sempre gostei muito do trabalho que a ilustradora Celtic Botan faz, e com O Príncipe Gato não foi diferente.


b) Trama: 
A trama da obra é leve, com suas características próprias ela possui uma fluência gostosa e rápida. Foi construída a partir de dois pontos de vista, a do Príncipe Gato e a de Hugo.

c) Caracterização das Personagens: 
Foi muito bem trabalhada a caracterização dos personagens. Todos os personagens possuem uma identificação única e bem diferenciada. Hugo, o próprio Príncipe Gato e também Eleanor; que conquista o leitor com seu carisma e inteligência.


d) Qualidade do Livro (papel, letra, erros, etc.): 
O livro vem com a qualidade padrão que a editora Novo Século usa. O destaque para essa obra vem da sua diagramação, que molda-se a história, da leveza a leitura e enriquece o livro.

e) Comparação com outras obras do gênero: 
O Príncipe Gato é um Infanto-Juvenil delicioso de ler. COm uma narrativa simples e compassada; Um ótimo livro para se ler a qualquer hora.


NOTA: 4,2

4 comentários:

  1. Parece ser bem legal. Gosto de Infanto-juvenil rsrs
    Por ser uma obra nacional merece ser avaliada.
    Belo blog amigo, seguindo.

    http://www.bioleitor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ricardo, adoro infanto-juvenis...
      Vou dar um pulo lá...
      Abraço

      Excluir
  2. Amo esse livro, gostei tanto que fiz um fã clube:https://www.facebook.com/FaClubeDeOPrincipeGato , bom, eu amei o livro, quando lia não conseguia parar, sempre falava: "Só mais esse capitulo" , mas acabava lendo vários e vários, fiquei até uma hora e meia lendo kkkkk enfim... é um livro ótimo!!!! <3
    ASS: Isabelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Isabelle Adorei o livro...
      É mesmo um livro muito bom...
      Vou lá ver o fã clube...
      Bjus!

      Excluir

Postagens populares