Olá, pessoal!
Hoje, teremos algo diferente.
Já falei numa postagem anterior como é interessante ter ilustrações no decorrer da leitura de um livro e, agora, cá estou eu para mostrar algo que é composto quase que exclusivamente de desenhos. Sim, são elas: as histórias em quadrinhos!!! Se nos livros, as palavras são indispensáveis, nos quadrinhos acontece quase que o oposto, pois as imagens são essenciais. Não dizem que uma imagem vale mais que mil palavras? Pois bem, um quadrinho bem feito é capaz de tocar o coração como qualquer outro livro bem escrito.
Quero lhes apresentar uma adaptação em quadrinhos de "O Maravilhoso Mágico de Oz", romance de L. Frank Baum. O roteirista desta maravilha para os olhos é Eric Shanower, o ilustrador é Skottie Young e o responsável pelas cores é Jean-François Beaulieu.
Não me apedrejem, mas nunca li nenhum livro a respeito de Oz. Já escutei sobre alguns elementos da estória, como a famosa estradinha de tijolos amarelos, o leão que era medroso e o homem-de-lata que não tinha coração; porém nada que me despertasse muito a curiosidade para a leitura. E, assim continuei na escuridão desse mundo de Oz até que, num dia qualquer, passei pela livraria e dei de encontro com essa bela capa aí ao lado.
Bem-vindos a Cidade das Esmeraldas |
Ao abrir o exemplar me deparo com lindas imagens e um traço de desenho de arrepiar o coração. E que belas cores! Todas espalhadas de forma equilibrada a ponto de eu sentir que meus olhos tocavam o papel. Cada página virada é um suspiro que escapa dos lábios pela beleza das ilustrações e das frases, pois as palavras, mesmo que poucas em comparação às primeiras, são muito bem escolhidas e agem como um fio de lã que vai nos guiando imagens a dentro. São frases e parágrafos construídos com a leveza de uma pena e a força de uma estória bem contada.
E é através dessa mistura de signos que vamos nos embrenhando na jornada de Dorothy: atravessando no meio de diferentes tonalidades de cores, as vezes suaves e as vezes impactantes, de imagens grandiosas e singelas, e de palavras simples, porém poderosas.
E é através dessa mistura de signos que vamos nos embrenhando na jornada de Dorothy: atravessando no meio de diferentes tonalidades de cores, as vezes suaves e as vezes impactantes, de imagens grandiosas e singelas, e de palavras simples, porém poderosas.
Para quem não conhece a estória, vai aí uma breve sinopse: certo dia, Dorothy, sem entender o porque, é levada para o fabuloso mundo de Oz. Ela deseja retornar para casa e a informam que o mágico de Oz poderia ajudá-la nessa empreitada. Para isso, teria que seguir por uma estrada de tijolos amarelos até chegar na Cidade das Esmeraldas. No trajeto ela conhece algumas personalidades interessantes que a acompanharão: o Espantalho, o Homem-de-Lata e o Leão. Cada um deles possui um desejo e se movem para tentar realizá-lo. E nessa jornada, muitas aventuras e acontecimentos vão surgindo, ensinando para cada um que aquilo que mais procuravam estava mais perto do que imaginavam.
Enfim, palavras não serão suficientes para convencê-los a ler.
Por isso, que tal tocarem seus próprios olhos nas tais ilustrações? A resolução não é das melhores, pois não tenho scanner comigo, mas vale a pena só pra dar um gostinho.
O Espantalho que deseja um cérebro |
Quando Dorothy conhece o Espantalho |
O Homem-de-Lata, aquele que desejava um coração |
O temeroso Leão, que desejava ter coragem |
Partindo para a jornada... |
Bruxa Má e seus corvos |
Inimigos a vista! |
Espero que tenha conseguido despertar a vontade de vocês em ler essa obra.
Até a próxima, galera!
Até a próxima, galera!
[RESENHA] - O Maravilhoso Mágico de Oz de Carolina Feng é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.
Baseado no trabalho em http://edensaga.blogspot.com.br/.
Que lindo!! Adorei a versão quadrinhos! Só conheço o romance, vale a pena conferir. ;)
ResponderExcluirParabéns pela postagem!